Destaques Notícias Politica do Vale — 11 novembro 2014
Prefeitura e Sebrae realizam curso de apicultura para produtores de Poço Dants. Veja!

A Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com a prefeitura de Poço Dantas e o Serviço Brasileiro de Apoio à micro e Pequena Empresa – SEBRAE promoveram nos dia 01 e 02 de novembro um curso Básico de Apicultura para produtores locais que estão iniciando ou fazem extração melífera há algum tempo.

DSCN7950

O Prefeito Dedé compareceu à abertura do curso e se prontificou a continuar dando apoio à iniciativa, como tem feito desde o início do seu mandato sem medir esforços para promover o desenvolvimento das práticas de produção local, tendo em vista a grande quantidade poçodantenses que fazem da produção rural uma fonte de renda.
O curso foi ministrado pelo Zootecnista e consultor de apicultura do Sebrae em Sousa José Dinaldo Vilar, que esteve durante os dois dias no município ensinando métodos de criação e extração de mel de abelhas, além de uma gama de assuntos de interesse dos apicultores. O curso foi um misto de teoria e prática com conteúdos didáticos e de fácil compreensão tanto para os que possuem conhecimento da área como os leigos.

DSCN7959

Vilar também trouxe novas técnicas para a produção de mel como por exemplo, a verticalização das colméias – No método tradicional, o apicultor usa dois compartimentos, ou seja, um ninho e uma melgueira. Com isso, ele consegue retirar, no máximo, 10 kg por coleta. Já com a verticalização de colmeias, utiliza-se ninho sobre ninho e quantas melgueiras forem necessárias. Esse número varia de acordo com o tamanho do enxame, proporcionando ao apicultor o aumento da produtividade para 15 kg por coleta.

DSCN8112

Em breve haverá uma segunda etapa em que os potenciais apicultores locais irão a campo colocar em prática o que aprenderam nestes dois dias, ainda sob acompanhamento, para capturar enxames de abelhas melíferas e visitar unidades de beneficiamento para fixação dos conhecimentos adquiridos durante a parte teórica (curso).
È importante também destacar o apoio prestado aos apicultores tanto da prefeitura de Poço Dantas na pessoa do prefeito Dedé, quanto da secretaria municipal de Agricultura através do secretário Cezar Cesário, que têm buscado da melhor forma possível ajudar a desenvolver o relevante potencial apícola do município.

O Projeto:
História do Apis- O projeto Apis existe na Paraíba desde 2005. A princípio começou de maneira isolada, com cada município responsável apenas pela sua produção. Depois, os municípios de Sousa, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Patos e Monteiro se uniram com o objetivo de organizar o setor e fortalecer a produção. O Apis é uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Universidade Federal da Paraíba, Senar, Incra, prefeituras municipais, Banco do Brasil e Petrobrás. Com o objetivo de realizar a inclusão social no campo por intermédio da apicultura, o projeto oferece a oportunidade para que o pequeno produtor obtenha na sua terra ocupação e renda mediante a realização de um pequeno investimento.

DSCN8120

Artigos relacionados

Compartilhe

About Author

admin

(0) Ler respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


Warning: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead in /home/storage/0/05/7d/site1386850371/public_html/wp-content/themes/LondonLive/footer.php on line 1