Noticias do Vale — 13 setembro 2018
Compromisso da gestão Gervázio Gomes com a cultura do caju, começa a dar frutos.

As chuvas ocorridas no tempo certo possibilitaram o êxito do Programa de Revitalização da Cultura do Caju, no município de Bernardino Batista, Sertão da Paraíba, com a colheita da primeira safra do plantio de 10.500 mudas por 50 famílias agricultoras de 13 comunidades rurais.

O programa é executado pela Emater e Emepa, empresas integrantes da Gestão Unificada (GU), em parceria com a prefeitura municipal. O presidente da GU, Nivaldo Magalhães, destacou a importância desse projeto que conta com o apoio do Governo do Estado. O prefeito Gervázio Gomes (PSB) encampou uma grande luta para conseguir a adesão ao programa no ano de 2016, pois a a plantação foi dizimada após quatros anos de seca na região sertaneja.

O programa foi lançado em Bernardino Batista, a partir de parceria para a produção de mudas e assistência técnica oferecida pela Emepa e Emater e as mudas foram plantadas no ano passado.

A região tem um grande potencial para a cultura do caju e a proposta é fazer a revitalização com acompanhamento técnico visando proporcionar postos de trabalho e renda para as famílias beneficiárias.

A partir de um convênio, a Emepa produziu 10.500 mudas de caju CC-76, colocou pesquisadores e técnicos agrícolas para ministrar palestras e treinamentos aos agricultores familiares beneficiados acerca de tecnologias de cultivo da cultura do caju.

As comunidades rurais beneficiadas são do Alto de Boa Vista, Baixio dos Galdinos, Barbosa, Boré, Bulandera, Cabeça, Cacimbas, Cafundó, Cosmo de Brito, Egidio, Mariano, Ponta da Serra e Serra do Padre.

Com Diário do Sertão

Aconteceu tá no Folha

Artigos relacionados

Compartilhe

About Author

admin

(0) Ler respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*