Dida Gonçalves — 05 outubro 2011
Dida Gonçalves – Internet supera mídias tradicionais

O que parecia quase impossível pelos mais conservadores até pouco tempo atrás, atualmente é fato consumado. A internet é disparadamente o meio de comunicação que mais cresce no mundo e a cada ano essa mídia quebra seu próprio Record, ganha novos espaços e está cada vez mais presente no nosso dia-a-dia.

Recentemente ao participar do primeiro Encontro de Comunicação Digital da Paraíba, ocorrido no auditório do Tambaú Hotel, em João Pessoa, pude constatar outra realidade que ainda não estamos acostumados. O poder das mídias digitais nas redes sociais. Mesmo sem perceber, usuários de microblogs como Twitter, Facebook e até mesmo Orkut já que este é o que menos cresce, embora esse crescimento chegue à marca dos 30% ao ano, juntos são capazes de formar uma opinião ou propagar uma informação para milhares de pessoas em questão de minutos, para o bem ou para o mal.

Outra novidade. Os sites de notícias, em muitos casos, já superam meios de comunicação tradicional como Jornais, Rádios e Revistas. Em 2010, por exemplo, a Internet superou jornais, rádios e revistas como meio de informação do eleitor para a votação do primeiro turno, revelou pesquisa divulgada em 29 de novembro pelo Tribunal Superior Eleitoral.

De acordo com o relatório elaborado pelo Instituto Sensus a pedido do TSE, o meio Internet foi citado por eleitores como o mais utilizado para se informar. No levantamento, a Internet superou o Rádio, o Jornal e a Revista, ficando atrás apenas da TV e de conversas com amigos e parentes.

Mas… O que a Internet tem, que outros canais de ‘mass media’ não tem? Diferente das mídias tradicionais o usuário deixa a passividade de lado para assumir o comando na emissão das informações e na elaboração de conteúdo. O internauta comenta, interage e se transforma num receptor participativo, aonde ele recebe e emite opiniões.

Um dado extremamente revelador é que esse é um caminho sem volta. A internet é o grande salto na comunicação digital e quem não se adequar às redes sociais está fadado ao fracasso e dificilmente terá outro meio capaz de competir com a mesma eficácia e eficiência. Até porque hoje as outras mídias estão atreladas a Internet para realizar o processo final da comunicação.

Artigos relacionados

Compartilhe

About Author

admin

(0) Ler respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*