Destaques Noticias do Vale — 07 dezembro 2016
Diretora da 9ªregional de ensino, desmente fechamento de escolas. No vale do Rio do Peixe nove escolas serão nucleadas.

11A professora Andreia Braga, gerente da nona regional de ensino sediada em Cajazeiras, esclareceu para nossa equipe, uma polemica que surgiu nos últimos dias, dando conta do fechamento de algumas unidades de ensino da rede estadual. Medida essa que atingiria vários municípios na área do órgão que representa a SEDUC no alto sertão.

De acordo com a mesma, está faltando compreensão do que realmente está acontecendo, ou seja, a gestora explica que em todas as regionais, o chamado processo de nucleação será uma realidade já ano que vem, quando não terá mais nenhuma sala de aula onde, por exemplo, alunos de diferentes idades estejam também cursando séries variadas, o chamado sistema multisseriado. Ela destaca que o secretário Aléssio Trindade realizou um minucioso levantamento durante dois anos, sendo confeccionado a partir dai, o que a mesma chamou de planilha do reordenamento escolar.

Esse levantamento apontou que na regional Cajazeiras, 16 unidades de ensino passariam por este processo compreendendo as cidades de Cajazeiras 3, Poço Dantas 1, Poço de José de Moura 1, Santa Helena 2, São João do Rio do Peixe 4, São José de Piranhas 3, Triunfo 1, e Uirauna 1.

Como percebe São João do Rio Peixe é o município com maior número de escolas atingidas com este procedimento. São essas as escolas reordenadas: A de Umari, Severina Almeida, Francisco Luiz dos Santos e Rita Marttins de Melo.

Andreia defende que esta mudança vai proporcionar uma melhor qualidade no ensino e garante que não haverá prejuízo para as comunidades. Nos casos que se façam necessários o estado disponibilizará transporte escolar, os funcionários das escolas que constam na lista, serão reaproveitados nas unidades receptadoras dos alunos, que poderão optar por continuar na rede estadual ou migrar para a rede municipal.

Na oportunidade, nossa entrevistada lembrou que a nucleação é algo que vem acontecendo desde algum tempo, e destaca que em 2002, quando sua passagem pela secretaria de educação de Cajazeiras, iniciou este processo.

Outra informação, é que a escola técnica começará a funcionar em fevereiro do próximo ano, e segundo Andreia, o governo irá realizar processo seletivo. Já as matrículas seguem abertas até o dia 20 deste na sede da regional de educação no centro de Cajazeiras. Lembrando que serão oferecidas 180 vagas sendo 90 para informática e 90 para vestuário.

Ouça a entrevista e saiba mais:

12

 

Da redação

Áudio Rádio Oeste

Aconteceu tá no Folha

Artigos relacionados

Compartilhe

About Author

admin

(0) Ler respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


Warning: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead in /home/storage/0/05/7d/site1386850371/public_html/wp-content/themes/LondonLive/footer.php on line 1