Destaques Notícias — 11 fevereiro 2016
Em rede nacional: falta de assistencia a bebe com microcefalia em Ipaumirim é destaque na tela da Globo.

micro-04Uma reportagem na manhã desta quinta-feira dia 11 no programa “Bem Estar” da Rede Globo de televisão, mostrou em rede nacional, uma realidade sentida na pele pela comunidade de Ipaumirim, no que se refere à prestação de saúde. Moradores de algumas comunidades reclamam da falta de médico e de transporte para locomoção até a cidade, onde mesmo assim, dependendo do procedimento, a espera por exame um pode se tornar verdadeiro calvário. No televiso, foi mostrado o descaso que por pouco não terminou na morte de um Ipaumirinense. A Dona de casa Kelly Sabrina mãe de Izaac, teve sua via-crúcis quando no quarto mês gestação, contraiu o vírus Zika, porém, os sintomas logo passaram, e mesmo com estes indícios da doença, não foi solicitado um ultrassom. Para sanar a dúvida se a criança tinha ou não sido afetada, aos oitos meses, praticamente na reta final da gravidez, os pais do menino resolveram fazer os exames no setor privado, onde foi diagnosticada a malformação do bebê.

De posse do resultado, Kelly foi transferida em outubro passado para um dos hospitais de Fortaleza, já em trabalho de parto. Mesmo precisando de cuidados especiais, a dona de casa relatou que fez o percurso de mais de 400 quilômetros em veículo comum. Ao lado do marido Wallynson, a mesma conta em detalhes os momentos em que Isaac queria vir ao mundo, mas a distancia até o hospital parecia não ser vencida. “Quando eu sentia descer, eu fechava as pernas e Isaac subia de novo” relembra.

micro-03

Em meio a uma situação como esta, não restou outra opção para o motorista Alcileno Santana, a não ser tentar acalmar ao máximo o casal. Ele retratou todos os agônicos minutos de dor da então parturiente.

Mas se você acha que o sofrimento da família acabou por ai, ledo engano. O pequeno Isaac, tinha uma consulta marcada com oftalmologista a pedido de geneticista, mas, seus pais não o levaram na data marcada, por falta de transporte.

Esta dificuldade de locomoção, para os pacientes foi confirmada pela secretária de saúde do município Magna Gonçalves, que deixou entender em suas declarações, que  este fato estaria se repedindo. A debilidade da criança é citada pela mesma, como um dos fatores que dificultam esta assistência.

micro-02

O nome Isaac, segundo a bíblia sagrada, significa, “ele sorri” ou “ele ri”, e se depender da fé da avó do pequeno, dona Maria do Socorro, está historia ainda será motivos de muita alegria, “se depender de lua e de força a gente vais buscar. Se disser tem uma luz acesa lá no fim do túnel a gente vai”. Disse.

Da redação:

Veja a reportagem na íntegra.

Video: Globo  http://globoplay.globo.com/v/4803839/

Aconteceu tá no Folha.

Artigos relacionados

Compartilhe

About Author

admin

(0) Ler respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


Warning: preg_replace(): The /e modifier is no longer supported, use preg_replace_callback instead in /home/storage/0/05/7d/site1386850371/public_html/wp-content/themes/LondonLive/footer.php on line 1