Colunistas José Anchieta — 16 setembro 2011
José Anchieta

De olho nas mudanças

A classe política vive um momento decisivo da vida partidária, com a aproximação do fim do prazo das filiações para quem deseja disputar cargos eletivos em 2012. Mas, os partidos e agentes políticos também estão com suas atenções voltadas para o Congresso Nacional, onde se debate a possibilidade de alterações nas regras do jogo eleitoral já a partir do próximo ano.

O polêmico anteprojeto de lei da reforma política que tem como relator o deputado petista Henrique Fontana, será votado na Comissão Especial do Senado no próximo dia 21, o que tem suscitado uma série de reuniões e discussões entre parlamentares e líderes partidários.

De acordo com as últimas informações, o item do financiamento público exclusivo de campanha tem pautado vários encontros políticos. Esse ponto, inclusive, vem sendo defendido em reuniões como fundamental para o aperfeiçoamento do sistema democrático brasileiro.

Nos municípios, o tema da reforma política ainda é visto com certa desconfiança, pois vem sendo sempre postergado. Mas, a verdade é que ninguém pode descartar a hipótese de algumas alterações no atual modelo eleitoral com desdobramentos nas composições que normalmente acontecem para os embates eleitorais em todos os níveis, principalmente em relação ao sistema proporcional.

Em Cajazeiras, o quadro político ganhou novos contornos, nos últimos dias, com os partidos e suas lideranças buscando ampliar seus espaços. Os encontros partidários têm acontecido com frequência, movimentando praticamente todas as legendas de oposição e situação. A pauta é uma só: eleições 2012.

Os pretensos candidatos têm consciência da importância desse momento de escolha das legendas para concorrerem no próximo ano, mas também estão de olho no andamento da proposta de reforma política no Congresso. Há, claramente, uma preocupação em relação ao assunto, pois todos desejam decidir sobre os rumos para 2012 com o mínimo de segurança possível.

Enquanto o prazo não se esgota, o caldeirão político vai ferver muito mais, gerando vários fatos de repercussão no âmbito partidário. Os observadores apostam em muitas novidades até o início de outubro, que poderão refletir na acomodação das forças para as próximas eleições em Cajazeiras.

 

Reforçando as bases

A Comissão Executiva Municipal do PMDB de Cajazeiras promoveu reunião, na terça-feira passada, 13, para discutir o ingresso de novos membros e outros assuntos de interesse do partido.

O presidente José Audísio Dias anunciou a filiação do comerciante Geraldo Lira, de professores, estudantes e de outras pessoas dos diversos segmentos sociais da cidade. Ele revelou que outras filiações estão sendo discutidas e poderão ser viabilizadas até o final deste mês, reforçando o partido para os próximos embates eleitorais em Cajazeiras.

O ex-prefeito Quirino de Moura e o vereador Chagas Amaro participaram do encontro.

 

Meio Ambiente

A Prefeitura de Cajazeiras, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, promove a III Semana do Meio Ambiente, de 19 a 24 deste mês.

Neste período, serão realizados vários eventos importantes, tais como: exposição de trabalhos científicos, II Fórum Municipal, Caminhada e palestras sobre coleta seletiva e outros temas de interesse da população.

A abertura oficial será feita pelo prefeito Carlos Rafael Medeiros de Souza.

Artigos relacionados

Compartilhe

About Author

admin

(0) Ler respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*