Colunistas José Anchieta — 14 outubro 2011
José Anchieta

A federalização do IJB

 

A Prefeitura de Cajazeiras anunciou que está ultimando todos os procedimentos legais para concretizar o processo de doação do Instituto Materno Infantil Júlio Maria Bandeira de Melo à Universidade Federal de Campina Grande. Nesse sentido, o prefeito Carlos Rafael Medeiros de Souza já assinou Projeto de Lei que será encaminhado à Câmara Municipal, autorizando esse ato.

 

O projeto vem sendo discutido já há alguns dias, por técnicos da Prefeitura e da UFCG que acreditam na sua viabilidade junto ao Ministério da Educação. O próprio diretor do IJB, Francisco José Figueiredo, não esconde o seu entusiasmo com a possibilidade de se realizar esse sonho de toda a sociedade cajazeirense e sertaneja.

 

Na verdade, essa é uma iniciativa muito importante para se avançar na política de ampliação e melhoria dos serviços ofertados. Aliás, com essa provável federalização, a referida unidade hospitalar deverá cumprir a dupla função de campo de treinamento para estudantes dos cursos da área de saúde e de prestação de serviços de qualidade à população da região.

 

A transformação do IJB num hospital escola pertencente à Universidade Federal de Campina Grande representa, inegavelmente, um grande avanço para a saúde de Cajazeiras e dos demais municípios sertanejos. Como campo de prática de ensino, vamos ter a perspectiva de formação de profissionais sintonizados com a nossa realidade e a diversificação dos serviços oferecidos.

 

O processo de doação, conforme defende a atual gestão municipal, credencia o IJB a receber recursos para a ampliação de suas instalações físicas e para aquisição de modernos equipamentos, além de disponibilizar profissionais qualificados para o atendimento ao público.

 

É importante registrar também que essa proposta fortalece a nossa vocação educacional, que tem refletido positivamente no desenvolvimento econômico e social do município cajazeirense. Será mais um ponto de apoio no processo de interiorização do ensino superior, que tem sido fator de impulso à economia local e regional.

 

Esse é, portanto, um desafio de Cajazeiras que precisa ser encarado por todos os segmentos da sociedade, visando eliminar as dificuldades que normalmente surgem em torno das questões de importância para a nossa região. É fundamental a união de todas as forças em torno dessa proposta, que é liderada pelo prefeito municipal e pelo reitor da Universidade Federal de Campina Grande.

 

Garantia Safra

O Município de Cajazeiras está aderindo ao Programa Garantia Safra 2011/ 2012 do Governo Federal, através do PRONAF. O Termo de Adesão será assinado, hoje, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agricultura e da Pesca, em João Pessoa, pelo prefeito Carlos Rafael. Com a adesão, em caso de perda de 50% da produção agrícola de 2012, os agricultores serão beneficiados pelo programa. A contrapartida da Prefeitura de Cajazeiras será de quase R$ 55 mil.

 

Conferência

A cidade de Cajazeiras vai realizar a I Conferência sobre Transparência e Controle Social. O evento acontecerá no próximo dia 09 de novembro, a partir das 08 horas, no Tênis Clube, reunindo autoridades no assunto especialmente convidadas e representantes de instituições locais e regionais. Será, portanto, uma ótima oportunidade para se discutir o palpitante tema.

Artigos relacionados

Compartilhe

About Author

admin

(0) Ler respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*