Colunistas José Anchieta — 08 dezembro 2011
José Anchieta – Novo curso no IFPB

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) está acenando com a possibilidade de criar o curso de Engenharia Civil no Campus de Cajazeiras, já a partir do segundo semestre de 2012. O assunto, inclusive, esteve em pauta durante encontro realizado, esta semana, entre membros do Movimento dos Amigos de Cajazeiras (MAC) e o reitor João Batista de Oliveira, por ocasião das comemorações alusivas aos 17 anos da instituição na terra do Padre Rolim.

Esse novo curso, tão reclamado, ultimamente, pelos diversos segmentos sociais da cidade, preenche uma lacuna no nosso atual pólo de ensino superior que já contempla muito bem as ciências humanas e de saúde. É, portanto, uma nova opção que surge para completar esse núcleo, beneficiando alunos das cidades do interior paraibano e também dos estados vizinhos do Ceará e Rio Grande do Norte.

O MAC, como articulação suprapartidária de defesa dos interesses coletivos de Cajazeiras e da região sertaneja, está se engajando nessa importante luta, se colocando à disposição do IFPB para fazer as gestões políticas necessárias para viabilizar essa nova conquista no campo educacional.

Cajazeiras tem, atualmente, no seu pólo de ensino universitário, um potencial enorme para continuar crescendo e buscando seu desenvolvendo econômico, tão necessário para redução das nossas desigualdades sociais. São cinco instituições públicas e privadas, oferecendo dezenas de cursos de graduação e atraindo alunos de toda a região e de outros estados.

É inegável a contribuição que esse setor tem dado ao processo de consolidação do desenvolvimento econômico e social do município cajazeirense. Daí a importância de se fortalecer, cada vez mais, esse núcleo de ensino técnico e superior, abrindo-se novas perspectivas de crescimento e de projeção de Cajazeiras no cenário cultural, político, econômico e social do Estado.

O MAC está se propondo a ser um instrumento de articulação e união de todas as forças para consolidar as conquistas e avançar nas novas batalhas em favor de Cajazeiras. Os desafios são muitos e precisam ser encarados com desprendimento e determinação por todos que têm compromisso com a cidade e a região.

Acreditamos que, pela sua importância no contexto cultural e educacional de Cajazeiras e do Sertão, o IFPB vai contar com o engajamento necessário de todos os segmentos políticos e sociais para vencer os possíveis entraves e concretizar esse sonho de instalar o novo curso no Campus local.

Natal em Cajazeiras

A administração municipal está colocando decoração natalina em vários pontos da cidade, embelezando os locais que normalmente são mais visitados pela população, durante as festividades de natal e final de ano. E o mais importante: a população cajazeirense está aprovando o projeto de ornamentação que ainda deverá ser concluído neste final de semana. Vamos ter, certamente, um natal com mais luzes e alegria em nossas ruas e praças.

Empreender Cajazeiras

A Prefeitura de Cajazeiras libera, na próxima terça-feira, 13, novo crédito para os pequenos negócios no município, contemplando proponentes do Programa “Empreender Cajazeiras”. O programa segue uma política de geração de emprego e renda desenvolvida pela atual gestão, através de várias ações especiais de capacitação empreendedora e de financiamento aos pequenos negócios.

 

Artigos relacionados

Compartilhe

About Author

admin

(0) Ler respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*