Colunistas José Anchieta — 25 setembro 2011
José Anchieta – O meio ambiente em debate

A cidade de Cajazeiras está vivendo um momento de muitas discussões sobre seu desenvolvimento sócio-ambiental, com a realização da 3ª Semana de Meio Ambiente e da 1ª Semana da Árvore, eventos promovidos pelo setor competente da atual administração municipal, e que tem conseguido mobilizar técnicos, ambientalistas e pessoas de vários segmentos sociais interessados no assunto.

A programação teve como ponto alto, ontem, a realização do II Fórum Municipal, oportunidade em que os participantes demonstraram toda a preocupação com os problemas ambientais, entre eles, o destino do lixo, a preservação da área do Açude Grande, a poluição sonora e a fiscalização ambiental.

A Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria Executiva do Meio Ambiente, marcou um ponto positivo ao chamar a sociedade para esse debate, despertando-a sobre a necessidade do envolvimento de todas as forças para que o município possa avançar nas políticas de melhoria da nossa qualidade de vida.

O Fórum Municipal fez um diagnóstico da situação atual e sugeriu alguns pontos que precisam ser atacados numa ação conjunta entre o poder público e a sociedade civil organizada. Nesse sentido, é fundamental a política já iniciada por essa gestão de valorização e estruturação da coleta seletiva, que vem sendo desenvolvida pela Associação dos Catadores de Material reciclável. Isso é indispensável para alcançarmos melhorias no nosso meio ambiente.

A preocupação com a preservação e revitalização do Açude Grande também ganhou espaço no evento, ressaltando-se a importância do trabalho que a Associação dos Cajazeirenses e Cajazeirados do Ceará (AC3) vem desenvolvendo para viabilizar o Concurso de Ideias do Projeto Integrado do entorno desse histórico reservatório, localizado na nossa área urbana.

Na verdade, A SEMAC dá uma grande contribuição para que a sociedade cajazeirense desperte sobre a importância desses pontos. O meio ambiente é um tema palpitante, discutido, atualmente, em todas as cidades, principalmente nos centros que registram grande crescimento, a exemplo do que ocorre em Cajazeiras.

Os desafios são muitos e complexos, exigindo de todos nós, compromisso e engajamento. É claro que tudo não poderá ser resolvido do dia pra noite. Mas, é preciso avançar. Só assim é possível se criar um ambiente favorável às mudanças tão necessárias e desejadas para contemplar a cidade que escolhemos para morar.

Palestra

O Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba, promoveu palestra no auditório do Campus do IFPB de Cajazeiras, na quarta-feira passada, 21, sobre o tema: A Experiência do Programa de Prevenção ao Uso de Drogas Rede Viva, proferida pela professora Vânia Medeiros, doutora em Química e especialista em promoção da saúde e prevenção ao uso de drogas. Foi uma atividade de greve dos servidores do IFPB.

Parceria

A Prefeitura de Cajazeiras, por intermédio da Secretaria de Políticas Públicas, deverá firmar nova parceria com o CENDAC (Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente) para qualificação profissional e empreendedorismo, com o apoio do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza. Serão ofertados dez cursos, tendo como público referencial adolescentes, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social. Um encontro está marcado entre o prefeito Carlos Rafael Medeiros de Souza e a presidente do CENDAC Valquíria Alencar de Sousa.

Artigos relacionados

Compartilhe

About Author

admin

(0) Ler respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*