Destaques Politica do Vale — 06 setembro 2017
Juiz da 37ª zona eleitoral fala sobre prazo para final do recadastramento Biométrico.

O Juiz da 37ª Zona Eleitoral de São João do Rio do Peixe, Dr. Agílio Tomaz Marques, em declarações à imprensa falou sobre o Cadastramento Biométrico na referida Zona Eleitoral que compreende os cinco municípios da Comarca de São João do Rio do Peixe.

Segundo o Dr. Agílio Tomaz, ladeado do Chefe do Cartório Arthur César dos S. Araújo, pouco mais de 60% dos eleitores dos cinco municípios compareceu aos locais disponibilizados pelo órgão da Justiça Eleitoral para regularizar sua situação.

A revisão começou no início de março de 2017 e o prazo máximo estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE/PB será dia 30 de novembro do ano em curso. A redução do prazo é em decorrência do calendário de execução do rezoneamento no estado da Paraíba.

Conforme o Magistrado, mesmo com a instalação dos postos de serviços de atendimento – Cooperação Técnica firmado entre o TRE/PB e os município da 37ª Zona Eleitoral, que compreendem São João do Rio do Peixe, Triunfo, Santa Helena, Bernardino Batista e Poço de José de Moura, aquele órgão eleitoral registrou pouco mais de 60% de presença dos eleitores tanto nos postos como no Cartório Eleitoral da 37ª.

Os dados reais da revisão biométrica da 37ª zona eleitoral repassada pelo Dr. Agílio Tomaz são os seguintes:

Poço de José de Moura tem uma população eleitoral de 4.050 eleitores, compareceram para o cadastramento apenas 3.347 que compreende 82,64% do eleitorado;

O município de Santa Helena tem 5,641 eleitores, compareceram 4.331 – 76,78% dos eleitores;

O município de Triunfo detém 7.566 eleitores, apenas 56,74%, que compreende 4.293 eleitores compareceram, até a presente data, para regulamentar sua situação;

A população eleitoral de Bernardino Batista está fixada em 2.829 eleitores que deverão comparecer ao posto de atendimento até o final do período que terá início no dia 30 de outubro do ano em curso.

Apesar de está faltando ainda pouco mais oitenta dias para concluir o período, a situação do município de São João do Rio do Peixe parece mais grave ainda, pois dos 14.619 eleitores até a presente data foi registrado 56,97%, ou seja, 8.329 eleitores compareceram ao Cartório Eleitoral para regularizar sua situação. Significa que, mais de 40% não compareceu ainda para fazer o seu cadastramento.

Concluindo os períodos de funcionamento dos postos nas cidades da Comarca, os eleitores que não compareceram e não comparecerem aos pontos de funcionamento deverão se deslocar para o Cartório Eleitoral na sede do município de São João do Rio do Peixe, localizado no bairro das Populares – em frente ao Fórum João Bernardo de Albuquerque.

Conforme o Meritíssimo Juiz, Dr. Agílio, se as pessoa deixarem para comparecer no final do período o Cartório terá dificuldade de atendimento, já que não dispõe de funcionários suficientes para a demanda, além de longas filas que poderão ser evitas, se as pessoas comparecerem no tempo corrido.

F.Dunga, Dr. Agílio, Arthur (chefe do cart.) Reginaldo Tavares.

O Dr. Agílio, na entrevista com a reportagem do Oagora.net e o jornalista F. Dunga – da rádio Oeste da Paraíba, apresentou dados estatísticos da Revisão Biométrica da 37ª Zona Eleitoral. A situação é a seguinte:

Eleitores que compreendem os cinco municípios: 34,705 eleitores. Compareceram apenas 20.334. Eleitores atendidos: 21.402 e faltam comparecer 14.371 eleitores para resolver a situação.

O eleitor que não comparecer para o cadastramento perderá o direito de votar e sofrerá outras consequências, como: Não tira o passaporte ou Carteira de Identidade, não participa de empréstimos e perde os programas sociais do governo, além de dificultar a investidura em concursos públicos, e outros.

O prazo final para fazer o cadastramento será dia 30 de novembro de 2017.

Ouça!

 Em parceria com o Agora.net

Aconteceu tá no Folha

Artigos relacionados

Compartilhe

About Author

admin

(0) Ler respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*