Destaques Notícias — 11 abril 2019
Muito prestigiada IV Conferência municipal de saúde de Bom Jesus aconteceu nesta quinta-feira.

O centro cultural Edme Tavares na cidade de Bom Jesus Alto Sertão da Paraíba sediou nesta quinta feira 11, a IV Conferência Municipal de Saúde com o tema: “Democracia e Saúde: Saúde Como Direito e Consolidação e Financiamento dos SUS”.

Além de prestigiado pela sociedade, representantes dos vários segmentos que formam o Sistema Único de Saúde, e autoridades do município fizeram-se presentes.

Seguindo o cronograma previamente elaborado, as atividades começaram com o credenciamento e em seguida, a composição da mesa que ficou da seguinte forma: Presidente do Conselho municipal de saúde, Lázaro Saraiva, a secretária de saúde, Dra. Denise Bandeira, o secretário de Administração Eliener Dantas, que na ocasião representou o prefeito Roberto Bayma que participa da marcha dos prefeitos em Brasília, o vice-prefeito João Melquiades, o presidente da Câmara Edney Pereira, a vereadora Graça Lopes, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais o qual é a presidente, a secretária de educação Aucione Leite, Tânia Ricarte CMDCA, Ana Vitória assessoria técnica da SMS. Os vereadores Evandro Abel, Fábio Abel e Larissa Ricarte também prestigiaram. A banda de Musica Mardelon de Freitas Rolim sobre a regência do maestro Solonier executou os hinos: nacional e do município bem como, a música Paraíba Jóia Rara.

Em ato contínuo foi oportunizado o momento para as autoridades fazerem uso da palavra e ao falar aos presentes, a Dra. Denise agradeceu a presença de todos e falou da importância do evento, para o aprimoramento da prestação de serviço nesta área.

O Presidente do CMS-Lázaro Saraiva Silva, lembrou a origem das conferências, que acabaram contribuindo para criação do ministério da saúde. A presença do público foi também um item na fala do mesmo.

Quem também se pronunciou, foi Laiani Andrade, representando a 9ª regional de saúde, que reforçou a importância do momento e sobre tudo, do levantamento das necessidades dentro da saúde em suas três esferas: Nacional, Estadual e Municipal.

Eliener Dantas que falou em nome do prefeito Roberto Bayma, pontou o compromisso da gestão através do chefe do executivo, da Dra. Denise e de todos do governo, não apenas na saúde, mas em todos os setores. Empolgado com a participação popular, o auxiliar da gestão municipal, relembrou a situação encontrada em 2013 e o consequente crescimento alcançado até hoje, chegando à histórica conquista do Selo UNICEF Município Aprovado.

Em seguida foram formados os eixos que tiveram como norte os seguintes temas:

Saúde como direito;

Consolidação dos princípios do SUS;

Financiamento adequando e Suficiente para o SUS.

Ainda no evento foram, escolhidos os delegados e seus suplentes, que vão representar o município na conferência estadual em Julho.

Ao fim numa rápida avaliação, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Lázaro Saraiva e a secretária da pasta, Dra. Denise Bandeira afirmaram que a IV conferência de saúde em sua etapa local, foi sucesso e superou as expectativas.

Redação e Fotos: Jotha Herre

ASCOM/SMS

Artigos relacionados

Compartilhe

About Author

admin

(0) Ler respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*